






















![]()





















Este trabalho de conclusão de curso propõe o desenvolvimento de um jogo com narrativa original e autoral, detalhado por meio da criação de um Game Design Document (GDD), ambientado em um universo alternativo de ficção científica. O jogo combina elementos de puzzles e áudio binaural à ambientação de terror psicológico, onde as escolhas do jogador influenciam diretamente os possíveis desfechos da narrativa. A escolha pela desenvolvedora brasileira Dumativa busca integrar esse projeto inovador ao seu portfólio, fortalecendo sua posição no mercado global de games.
A indústria de jogos digitais tem crescido exponencialmente, alcançando US$ 196,8 bilhões em vendas em 2023, segundo a Newzoo (2023) com previsões indicando que o número de jogadores pode chegar a 1,47 bilhões até 2027. Este contexto promissor inspira o lançamento de um novo jogo que mistura elementos de puzzle e terror psicológico. O design do jogo é intencionalmente simples e acessível, com ênfase em gráficos ricos, mecânicas intuitivas e uma experiência sonora imersiva através do áudio binaural.
A Dumativa foi escolhida como parceira em potencial para este projeto devido à sua reputação no desenvolvimento de jogos e inovação contínua no Brasil. O jogo proposto inclui elementos do gênero de terror psicológico, explorando como este impacta as escolhas e sensações do jogador, e inclui uma revisão histórica e conceitual dos gêneros de ficção científica e como os dilemas éticos e morais, podem atuar dentro da trama de um jogo.
Além de abordar os aspectos criativos e narrativos, o projeto também envolve uma análise de marketing detalhada do mercado de jogos, examinando tanto o microambiente da Dumativa quanto as variáveis externas que influenciam o setor. Este estudo inclui uma análise SWOT, que destaca as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à empresa e ao mercado.
Através de uma entrevista com Rafael Bastos, CEO da Dumativa, e uma análise dos seus jogos anteriores, foi possível compreender melhor o design e as abordagens estéticas, gráficas e conceituais da desenvolvedora. Essa compreensão ajudou a alinhar as expectativas e estratégias para a inserção de um novo jogo proposto para esse mercado. Por fim, identificou-se oportunidades futuras significativas para a Dumativa, incluindo a internacionalização e a diversificação de seu portfólio.
O objetivo central deste trabalho é desenvolver um Game Design Document (GDD) detalhado para um jogo digital indie com narrativa autoral. Este documento abrangerá uma descrição aprofundada de elementos cruciais como mecânicas de jogo, tema, ambientação, narrativa, personagens, níveis, interface e estética visual, entre outros componentes essenciais para a produção do jogo.
Além de servir como uma ferramenta prática para o desenvolvimento do jogo, o GDD busca incrementar o portfólio da Dumativa, fornecendo uma proposta estratégica para que a empresa amplie sua presença no mercado internacional e diversifique suas ofertas criativas.
Memórias de PAX é um jogo de terror psicológico e ficção científica em que o jogador controla PAX, um robô que explora um laboratório sombrio repleto de experimentos grotescos realizados em crianças. Misturando puzzles ambientais, exploração e elementos de stealth, o jogo incentiva o jogador a utilizar upgrades para acessar novas áreas, descobrir os segredos do passado de PAX e escapar dos perigos constantes, como robôs inimigos e o cientista que comanda o laboratório. A progressão na narrativa e a superação dos desafios recompensam o jogador pelo pensamento lógico e pela exploração cuidadosa do ambiente.
A apresentação para a banca ocorreu em uma sala com tela 180 graus, curvada, então o desenvolvimento do powerpoint se deu em medidas distorcidas e fora do padrão, com o intúito de aproveitar ao máximo a visibilidade expandida da sala para apresentar o projeto e reforçar a questão do audio bianural, para melhor exemplificação. Todos os assets, backgrounds, animações, videos e outros conteúdos presentes na apresentação foram desenvolvidos e animados pelo próprio grupo.
Arquivo:
GDD: documento relacionado ao videogame propriamente dito: história, fazes completas, assets, puzzles etc…
Memórias de PAX: Monografia, estudo de marketing, explicações, tudo que gira em torno do projeto.
Apresentação: Apresentação do projeto completo falando tanto sobre a monografia, empresas parceiras, estudo de marketing como falando sobre o gdd e o jogo propriamente dito.
Abaixo vemos um teaser de PAX entrando pela primeira vez no orfanato, com o jogo “funcional”
Abaixo podemos ver a montagem dos sprites camada por camada.
Aqui vemos na prática a aplicação de um dos pontos fortes do projeto: o audio binaural, o qual mostrará ao player a localização dos outros baseando-se em sons.
Por fim vemos o decorrer de uma fase, que mostra todo o caminho que PAX deve percorrer, os puzzles que deve enfrentar e como deve fazer para passar de fase.
Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos, para ver o conteúdo na íntegra, acesse o projeto abaixo.
Client
Dumativa/ESPM
Project Date
2024
Category
2D · 3D · Animação · Design · Diagramação · Embalagem · G.D.D · Game Design · identidade visual · Marketing · Web
